Cachoeirinha, 19/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
28/04/2008 - Cerca de 600 mil gaúchos ainda não declararam o Imposto de Renda
VOLTAR  
Prazo termina quarta, mas é melhor não deixar para a última hora

Na reta final do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), cerca de 600 mil contribuintes gaúchos ainda não prestaram contas ao Leão. Eles têm até as 20h de quarta-feira para entregar a declaração e devem ficar atentos para problemas que, deixados para última hora, podem atrapalhar.

Uma das dificuldades é a obrigação de informar, na declaração completa, o número do CPF ou do CNPJ do beneficiário de doações e de pagamentos, como despesas médicas. Essa foi uma das novas regras que passaram a valer este ano, com o objetivo de diminuir fraudes. Caso a pessoa não tenha reunido os documentos com antecedência, poderá não ter tempo para entregar a declaração.

Outra novidade é a exigência de informar o número do recibo de envio da declaração de 2007. Essa tem sido uma das principais dúvidas dos contribuintes, comenta o superintendente da Receita Federal no Estado, Jair Cardoso. Mas não deverá gerar transtornos aos que deixarem o acerto com o Leão para a última hora, prevê. Se a pessoa perdeu o número ou não tem o dado em seu computador, pode consultá-lo no site da Receita.

Para evitar a malha fina, uma das dicas de Cardoso é não esquecer de declarar alguma fonte extra de renda:

— Às vezes, a pessoa tem uma casa de aluguel, é um rendimento pequeno, e não coloca (na declaração), por esquecimento. No processamento, as informações são cruzadas, e a pessoa vai parar na malha fina.

Cardoso alerta os contribuintes que não deixem para fazer a declaração no último dia e lembra que o sistema no site da Receita entra em manutenção durante a madrugada:

— Não temos tido problemas de congestionamento, como no passado. A própria Receita alargou os canais de recebimento, mas isso não significa que não possa ocorrer, então é melhor não deixar para a última hora - aconselha Cardoso.

Até sexta-feira, haviam sido entregues 1,3 milhão de declarações de um total previsto de 2 milhões no Estado, mas Cardoso estima que outros 100 mil tenham regularizado a situação no final de semana. A multa para atraso é de 1% ao mês do imposto devido (antes do desconto do imposto retido na fonte), com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1594181
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269