Cachoeirinha, 19/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
16/05/2008 - Gaúchos estão otimistas com 2008
VOLTAR  
Os empresários gaúchos estão otimistas com os rumos da economia no âmbito regional e nacional. Pesquisa realizada pela QualiData Pesquisas e Conhecimento Estratégico, em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (ESPM), mostrou que 62% apostam em uma melhora no desempenho econômico do País, em 2008, enquanto apenas 8% acham que vai piorar. Quanto ao desempenho do Rio Grande do Sul, 59% estão otimistas.
A pesquisa A Voz do Empresário Gaúcho foi realizada entre novembro de 2007 e janeiro deste ano com 425 empresários em 46 municípios do Estado. Quanto ao desenvolvimento em geral, 86% esperam que o ano será melhor do que 2007, enquanto apenas 2% aguardam um ano pior. "Os números mostram que há um otimismo dos empresários em relação ao ano anterior", destaca Paulo Rogério Di Vicenzi Rodrigues, diretor da QualiData.
Os números também mostram as categorias profissionais mais confiáveis para os empresários gaúchos. Em primeiro lugar aparecem os professores (média de pontos de 7,5), publicitários (7,4) e médicos (7,3). Os piores colocados são os advogados, com uma média de 5,2 pontos.
Os empresários (56%) informam que, quando precisam cortar despesas, a preferência é por retirar do orçamento os novos investimentos em infra-estrutura. Em seguida, vêm os cortes em propaganda, com 19%, seguidos pela redução no quadro funcional. A pesquisa mostra também que 37% não anunciam regularmente. "É uma boa oportunidade de negócios para o pessoal da propaganda", comenta Rodrigues. Para o diretor da ESPM, Sérgio Checchia, o estudo serve de referência tanto para trabalhos acadêmicos como para o mercado em geral.
Quanto a avaliação dos governos, a gestão da governadora do Estado, Yeda Crusius, obteve 37,5% de aprovação e 14,2% de reprovação. A nota média para o governo do Estado foi 5,6, uma queda em relação aos 6,2 registrados no ano passado.
Outro dado relevante da pesquisa é o posicionamento de Caxias do Sul, conforme antecipou nesta quinta-feira o Jornal do Comércio, como cidade preferencial para investimentos, com 64,7% de preferência. "A qualidade de vida de Caxias do Sul e sua diversidade na atividade econômica atraem a atenção dos empresários", comenta Rodrigues.
Em seguida, vem Porto Alegre (58,4%) e, depois, Santa Maria (15,1%), ultrapassando Novo Hamburgo (14,8%). "Novo Hamburgo parece estar sendo prejudicada com a situação do setor coureiro-calçadista, que é um dos pontos fortes da cidade, mas tem sofrido com a questão cambial", observa. Interessados em obter mais informações sobre o estudo podem encaminhar pedido pelo e-mail qualidata@qualidata.org.br.





  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1594172
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269