Cachoeirinha, 19/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
- AUMENTOU PRAZO PARA PGTO DE IMPOSTOS FEDERAIS E INSS.
VOLTAR  
PRAZO PARA PAGAR IMPOSTO FICA MAIOR

Com mais de 5 a 10 dias no mês para o recolhimento, empresas ganham alívio de R$21 bi no fluxo de caixa.

O governador tornou oficial ontem mais de uma medida reivindicada pelo setor produtivo para driblar a crise da liquidez no mercado financeiro: a ampliação do prazo de recolhimento de impostos federais. Os dez dias a mais que as empresas terão para pagar os tributos ao governo proporcionarão, segundo o Ministério da Fazenda, um alívio de R$ 21 bilhões no fluxo de caixa, que antes era suprido eventualmente por empréstimos nos bancos.


O QUE MUDA

IPI – O Imposto sobre Produtos Industrializados passa do dia 15 para o dia 25 de cada mês.

PIS E COFINS – Pagamento é prorrogado do dia 20 para o dia 25.

IRRF e Contribuição Previdenciária – Passaram do dia 10 para o dia 20
Monteiro Neto.

(IPI), por exemplo, foi adiado do dia 15 para o dia 25, portanto no mesmo mês. O pagamento do Imposto de Renda Retido na Fonte dos trabalhadores das empresas passou do dia 10 para o dia 20. Ou seja, as empresas poderão descontar o imposto do contracheque do trabalhador no fim de um mês e só no vigésimo dia do mês seguinte passarão o dinheiro para a Receita Federal.

A Previdência Social também dilatou o prazo de suas cobranças em dez dias, do dia 10 de cada mês para o dia 20. Apenas o PIS /Confins teve seu prazo de recolhimento reduzido em menor tempo: cinco dias, do dia 20 para o dia 25. Isso porque, se o prazo fosse maior, a medida poderia ter impacto no superávit primário do mês, ou seja, na diferença entre receitas e despesas que serve de termômetro da política fiscal.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1594165
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269