Cachoeirinha, 26/04/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
04/02/2009 - Idosa de 112 anos tem aposentadoria bloqueada
VOLTAR  
Um procedimento burocrático e a falta de informação levaram Maria Leontina Rodrigues a enfrentar dificuldades nos últimos dias para receber o pagamento de um salário mínimo referente à sua aposentadoria.

Com 112 anos, a moradora de Cachoeira do Sul deixou de receber o benefício, normalmente sacado pelo seu filho, João de Deus Guterres, 75 anos.

No dia 28 de janeiro, o filho encontrou a conta bloqueada porque era necessária a troca de senha. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), trata-se de um procedimento de segurança do sistema. A procuração que permitia João usar a conta e atualizar a senha, no entanto, havia perdido a validade em dezembro.

Para renovar a procuração, é necessário apresentar um atestado médico provando que Maria Leontina tem dificuldade de andar e ir à agência bancária. Por isso, Guterres se viu diante da situação de levar a sua mãe para um posto de saúde.

— Com muito sacrifício consegui levar ela no posto na segunda-feira. Minha mãe mal se movimenta, há mais de um ano nem saía de casa. Por causa da idade, por que alguém não vem aqui ver ela? — questiona Guterres.

Segundo Adelar Escobar, gerente executivo da agência do INSS de Santa Maria (a qual está subordinada a agência de Cachoeira do Sul), o instituto não fornece esse atestado. O beneficiário é o responsável por consegui-lo, seja com o Sistema Único de Saúde (SUS) ou com um médico da rede privada.

Sem condições financeiras de pagar para que um médico fosse até a moradia da família, na segunda-feira Guterres embarcou Maria Leontina num táxi e foi ao posto. Lá, esperaram mais de uma hora pelo atendimento.

Conforme a diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Magnólia Martins Erhardt, se Guterres tivesse procurado a prefeitura, um profissional do município iria até a casa da aposentada e analisaria a situação. Sem saber dessa possibilidade, Guterres não chegou a buscar ajuda na prefeitura.

Mas conseguiu o atestado, foi ao INSS e resolveu a pendência apontada pelo banco. Ontem sacou o benefício. E Maria Leontina garantiu por mais um ano o pagamento de sua aposentadoria.





  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1582240
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269