Cachoeirinha, 19/05/2024 Telefone: 51. 3470-1749  
 
 

 
    Notícias
 
Últimas Notícias
20/04/2009 - Varejo já repassa corte do IPI à linha branca
VOLTAR  
No dia seguinte ao anúncio do Governo Federal sobre a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca de eletrodomésticos - geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos -, as principais redes varejistas com atuação no Estado já começaram a repassar o corte integral do imposto nos preços aos consumidores. Na manhã de sábado, foi possível encontrar produtos com descontos de até 10%, percentuais que, em alguns casos, significaram redução de até R$ 500,00.
"O setor respondeu imediatamente às medidas, que foram muito bem-vindas, e que devem servir para mudar o cenário de retenção do setor varejista que chegou a 7%, em função da crise econômica internacional", avaliou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Vilson Noer. Para ele, o varejo entra agora em um ciclo de ânimo renovado entre os consumidores, indício comprovado nesse final de semana quando foi se intensificou o movimento do varejo. "Algumas lojas aproveitaram o chamariz da redução do IPI e também criaram outras promoções. Só na linha branca, houve um incremento de até 15% em vendas", disse Noer.
O movimento de reação de vendas não poderia ter vindo em época mais propícia, às vésperas do Dia das Mães, segunda data mais importante para o varejo depois do Natal. O presidente da CDL disse não ter uma previsão sobre o quanto as mudanças propostas pelo governo podem impactar positivamente as vendas para a data, mas garante que haverá incremento. "Antes dessa medida, a previsão era de aumento entre 4,5% e 5% para maio, já levando em conta os efeitos da crise. A hora agora é de rever esses números."
A rede Wal-Mart é uma das que acredita que a redução deva impulsionar as vendas para o Dia das Mães. "Já baixamos os preços e estimamos um crescimento de 20% na linha branca para maio", afirma Héctor Núñez, presidente do Wal-Mart Brasil. Os clientes do Magazine Luiza também já encontraram, no sábado, produtos com redução de IPI. "Trabalhamos rápido e repassamos para 118 produtos comercializados pela rede os descontos previstos por esse benefício fiscal", afirmou o diretor de vendas e marketing da empresa, Frederico Trajano.
Noer destacou ainda a importância da redução do IPI para a manutenção dos empregos nas indústrias de eletrodomésticos, a exemplo do que ocorreu com o setor de automóveis e da construção civil. No entanto, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu na semana passada que o compromisso dos fabricantes dos produtos beneficiados pela redução IPI pela manutenção dos empregos no setor não foi formalizado.
Desde sexta-feira, o IPI das geladeiras caiu de 15% para 5%, o de fogões, de 5% para zero, o de máquinas de lavar, de 20% para 10%, e o de tanquinhos, de 10% para zero.






  Rahde Consultores e Auditores
  Av. Flores da Cunha, 1320 - Cachoeirinha - RS
  Telefone: 51. 3470-1749 E-mail: auditor@rahde.com.br
Produzido por: ACT2


Visitantes deste website: 1594165
RAHDE - Consultores e Auditores CRC RS 3269